VOCÊ SABE MESMO O QUE É ACNE?
- eudermaestetica
- 15 de fev. de 2014
- 2 min de leitura
DEFINIÇÃO ACNE: UM PROBLEMA COM VÁRIAS CAUSAS
Há diferentes formas de acne. Ela pode se manifestar primeiro na forma de comedões (cravos pretos ou brancos), caracterizando a acne retencional. Mas pode também ser acompanhada por espinhas e lesões maiores: em um ambiente sem oxigênio, uma bactéria naturalmente presente na pele (chamada P.acnes) pode se proliferar e criar substâncias inflamatórias que se espalham nas camadas subjacentes, caracterizando a acne inflamatória. Geralmente, estas duas formas coexistem, caracterizando a acne mista, que afeta cerca de 60% dos pacientes de acne.
CAUSAS DA ACNE RETENCIONAL À ACNE INFLAMATÓRIA
Diversos fatores contribuem para o aparecimento de lesões de acne. Elas se devem principalmente a distúrbios hormonais(puberdade, tensão pré-menstrual, gravidez, etc.), mas também ao estresse e à fadiga, o que pode levar a uma produção excessiva de oleosidade e à proliferação de bactérias. Quando a oleosidade não consegue mais fluir normalmente, os poros da pele ficam bloqueados. Aparecem então cravos e espinhas.
TIPOS DE ACNE
Acne de Verão - tipo de espinhas que surge após exposição solar intensa e dá origem a microquistos, sobretudo na testa e pápulas vermelhas na zona das bochechas.
Acne Vulgar - Forma mais frequente de espinhas que surge durante a adolescência. A acne vulgar apresenta lesões localizadas na testa, nariz e bochechas.
Acne Sística - Uma das mais severas formas de espinhas que se caracteriza pela presença de nódulos internos sob a pele conhecidos como quistos. Geralmente requer tratamento com medicamentos como a isotretínoina e quando não é devidamente tratada deixa cicatrizes na pele. A acne quística se manifesta no rosto, costas e tórax.
Acne Medicamentosa - Efeito colateral de alguns medicamentos como anticoncepcionais, doses fortes de vitamina B, tratamentos hormonais ou contendo cortisona.
Acne Conglobata - Tipo de espinhas caracterizada por aglomerados de quistos próximos uns dos outros que se formam especialmente nas costas e tórax, mas que pode afetar também o rosto. Acne Fulminante - Forma rara de acne que surge acompanhada de febre e mal estar e émais comum nos homens. Alguns tratamentos eficazes que podem ser feitos para acne são peelings químicos, fototerapia ou laser terapia. Os tratamentos medicamentosos são uma opção para complementar a terapia tópica.
CUIDADOS
Para controlar a acne, a pele precisa ser tratada com suavidade. Algumas regras diárias também devem ser seguidas:
Limpe bem a pele com um produto específico para pele oleosa.
Utilize diariamente um produto para controlar a oleosidade da pele. Esta é a verdadeira chave para o sucesso do tratamento.
Use produtos formulados para pele oleosa e maquiagem não-comedogênica (Livres de óleo).
Proteja a pele do Sol. Ele pode estimular o aumento da oleosidade da pele e, consequentemente, da acne.
Não esprema as espinhas.
Comments